Comodidade

Ar-condicionado: Cuidados importantes sobre instalação e manutenção

Os dias de calor intenso têm sido frequentes nesse início de ano. Facilmente as temperaturas quebram seus recordes históricos. E, para aliviar a sensação de calor escaldante, muitos recorrem ao ar-condicionado. Entretanto, ele exige cuidados, tanto na instalação como na manutenção.

O processo de tratamento do ar é destinado a manter os níveis adequados de qualidade para controle da temperatura, umidade, velocidade, material particulado e partículas biológicas. Além de garantir uma temperatura agradável, os sistemas de ar-condicionado precisam preservar a qualidade do ar de um ambiente.

Instalação

O primeiro passo antes da instalação é definir a capacidade do aparelho. Ou seja, se é compatível com o tamanho do ambiente em que será colocado. Também é levada em conta a incidência de sol no ambiente. Ela é medida em BTUs (British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica).

Verificar a tensão do aparelho (110V ou 220V), o local de instalação, questões quanto à drenagem de água e conexões de tubulação também são cuidados a serem tomados. Tudo isso, claro, contando com a atuação de mão de obra especializada.

Manutenção

A lista de cuidados de manutenção é grande. É preciso limpar os filtros e trocá-los quando necessário, fazer a higienização do aparelho, verificar o gás refrigerante e higienizar as unidades condensadora e evaporadora.

Além disso, manter o dreno desentupido, verificar se o ar-condicionado está ligado corretamente e as suas conexões, bem como mantê-lo sempre em uma temperatura equilibrada.

Vale lembrar que o ar-condicionado ligado por muitas horas faz com que ele suje mais rápido e precise de uma manutenção periódica constante. Em alguns lugares, o filtro tem que ser higienizado a cada 15 dias ou mensalmente. É bom também manter janelas e persianas fechadas, bem como evitar o abrir de portas constante.

Desconto

Quer instalar o aparelho de ar-condicionado gatando bem menos? Então o Km de Vantagens, maior programa de fidelidade do Brasil, ajuda você! Afinal, o parceiro Porto Seguro Faz oferece 25% de desconto no serviço na troca por 200 Km. Aproveite!

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar