Carro & DireçãoCategorias

Cuidados necessários com o carro durante a pandemia

Veja como evitar prejuízo com os automóveis parados por muito tempo na garagem

Os hábitos mudaram temporariamente por causa da pandemia de coronavírus. Sair de casa virou uma atividade bem restrita, destinada a situações especiais ou para profissionais dos considerados serviços essenciais. No caso dos motoristas, surge uma dúvida: quais cuidados são necessários com o carro parado na garagem? Para ajudá-lo a resolver esse dilema, confira as dicas.

Bateria

O recomendado é ligar o veículo pelo menos uma vez por semana durante um período de aproximadamente dez minutos. Isso para não arriar a bateria. O problema pode não ser grave. Mesmo assim, a solução exigirá a presença de um técnico ou a substituição da peça.

Mas atenção: cuidado para não ficar por muito tempo em um ambiente fechado, dentro do carro e com o motor ligado. Por causa da expansão dos gases do escapamento, isso pode provocar problemas respiratórios, até mesmo, muito graves.

No caso dos carros elétricos, a bateria não pode ficar por muito tempo abaixo de 50% de sua capacidade.

Lubrificante

Deixar o veículo desligado por um longo período também é prejudicial para o óleo. Afinal, a vida útil do lubrificante não depende apenas da quilometragem, mas também do tempo de uso. Com o carro parado, fique atento com o prazo em meio à quarentena.

Se necessário, promova a substituição de forma rápida e segura em um dos postos da Ipiranga. No local você tem à disposição o produto certo para as recomendações especificadas pelo fabricante do veículo. Lubrificante com certificado de qualidade da Ipiranga, a linha Ipiranga F1 Master foi desenvolvida para qualquer tipo de desafio, seja na cidade ou na estrada.

São diversas opções nas modalidades de lubrificantes: Ipiranga F1 Master Sintético – sintéticos (0W20 SN, 0W20 SN – verde, 5W30 SN/RC, 5W30 SN, 5W40 SN 502, 5W40 SN 508 e 10W40 SM), Ipiranga F1 Master Performance – semissintético (5W30 SN – verde, 10W30 SN, 10W40 SN, 15W40 SL e 15W50 SL/CI-4) e Ipiranga F1 Master Protection – mineral (15W40 SL, 20W50 SL e 25W60 SL).

Quer conhecer todos os detalhes de cada um dos produtos? Então, é só acessar o link.

Pneus

Esquecidos por vezes pelos donos de carros, os pneus devem manter a calibragem máxima, índice que consta no manual do proprietário. Como ficará na garagem, utilize o “índice de carga”. Aliás, aproveite para calibrar os pneus caso precise trocar o óleo.

LEIA TAMBÉM
Combustível 100% Ipiranga: programa garante a qualidade

Combustível

Aqui, a dica é manter o tanque cheio para evitar as condições de degradação do combustível. Afinal, algumas partículas causadas pela oxidação podem provocar perda de octanagem quando o carro for abastecido novamente.

Então, evite sair de casa a todo o momento para cuidar do carro. Por isso, aproveite a troca de óleo para encher o tanque e calibrar os pneus.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar