Carro & DireçãoCategorias

Chuvas: dicas de segurança para os motoristas em dias de alagamento

Para evitar complicações com as vias alagadas, algumas ações de segurança são necessárias

As chuvas que caíram em São Paulo no início desta semana – assim como já havia ocorrido em outras regiões do País, como Minas e Espírito Santo – foram de assustar. Isso tanto pelo volume de água quanto pelos prejuízos em consequência da enxurrada. E, sempre que o tempo muda e o alagamento das vias parece iminente, a dúvida surge para o motorista: o que fazer?

As preocupações são várias: seguir adiante se a rua estiver cheia? O que fazer se o nível de água subir rapidamente: ficar ou deixar o carro? E se, em meio à passagem pela via, o carro morrer? Certamente, dúvidas não faltam. Por isso, trazemos algumas dicas de segurança em dias de chuva que podem ajudá-lo a lidar com os imprevistos.

3 Dicas de segurança para motoristas em alagamento

Direção defensiva e necessária

Aquaplanagem. Essa palavra comprida é o temor dos motoristas que não nasceram com a maestria do Ayrton Senna para guiar na chuva. Mas o que significa? Em linhas gerais, a poça d’água bem rasa, que deixa o piso escorregadio, vira um risco grande de derrapagem. Nesses casos, a receita é diminuir a velocidade e manter os freios em dia.

Aqui, outras ações são importantes para garantir a segurança para dirigir na chuva. Entre elas: manter uma distância segura do carro da frente, ligar o desembaçador traseiro, usar o farol baixo e, claro, evitar manobras perigosas.

CONFIRA TAMBÉM – Conheça os diferenciais dos postos de rodovia Ipiranga

Alagou. E agora?

Provavelmente, a dica de segurança para motoristas que norteará todas as outras a seguir é: manter a calma. Dessa forma, nada de desespero ou decisões precipitadas, daquelas que geram arrependimento rápido e duradouro.

Em primeiro lugar, observe o local. Assim, veja se os outros carros já têm um nível de água acima da metade da roda. Nesse caso, é melhor não insistir em passar por esse local. Com isso, a chance de entrar água no motor é descartada.

Nesse caso, o melhor a fazer é correr para um posto Ipiranga para se abrigar e, assim, esperar a chuva passar. Aliás, você tem à disposição no local diversos serviços para o seu carro, além do abastecimento necessário, como a substituição das palhetas do para-brisa, por exemplo. Além disso, é possível aproveitar o intervalo para tomar um café, fazer um lanche ou até mesmo comprar um item necessário nas lojas am/pm. E tudo isso aproveitando os benefícios do Km de Vantagens.

Acho que consigo passar pela água

Caso opte por tentar atravessar a via alagada, a dica é fazer em primeira ou segunda marcha, bem devagar, mantendo a velocidade constante. Aliás, desligue o ar-condicionado. Dessa forma, o sistema não sugará água na tomada de ar do motor, o que pode causar danos em algumas peças.

Se o nível da água subir demais, o jeito é colocá-lo na calçada ou em algum lugar mais alto. Nessa situação, o melhor é sair do veículo e procurar um abrigo. Afinal, a segurança do motorista em alagamentos está em primeiro lugar.

Posteriormente, caso você encontre o carro praticamente submerso, não tem jeito. Aqui, a opção é chamar um guincho e levar o veículo para uma oficina de confiança.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar