Caminhoneiro

Óleo lubrificante: dicas importantes para os caminhoneiros

Manter o veículo em boas condições garante a segurança do motorista e da carga

Profissionais com extrema importância durante a pandemia do coronavírus, os caminhoneiros garantem o abastecido de todas as cidades brasileiras em um momento tão delicado. São eles que fazem girar o motor do Brasil, abrindo mão da segurança do lar em meio ao isolamento social.

Até mesmo para preservar a vida, é fundamental redobrar o cuidado com o caminhão. Para manter o veículo em boas condições, o óleo exige atenção. Trocar o lubrificante no momento certo e com produtos de qualidade faz parte das práticas que ajudam a conservar esse valioso instrumento de trabalho.

Nível do óleo

O lubrificante desempenha papel muito importante na proteção do motor. Portanto, o ideal é verifica-lo todos os dias, antes de pegar no batente. O nível deve estar sempre entre as marcações de máximo e mínimo da vareta.

Dependendo do veículo, é possível também fazer a leitura na indicação eletrônica no painel. Se o nível estiver baixo e ainda não for o momento da troca, basta completar o óleo utilizando o produto com a mesma marca e especificação.

Viscosidade

A viscosidade do lubrificante precisa ser respeitada. Essa informação consta no manual do proprietário fornecido pelo fabricante do veículo. Com esse dado importante em mãos, basta verificar a indicação na embalagem do produto.

A numeração referente ao comportamento do óleo segue os padrões regulamentados pela Sociedade de Engenharia Automotiva. Quanto maior o número, mais viscosidade e resistência à temperatura o óleo apresentará.

Filtro de óleo

Já o filtro tem a função de eliminar as impurezas geradas a partir do atrito entre as peças do motor. Para conseguir realizar bem esse trabalho, a peça precisa ser substituída a cada troca do lubrificante. Em caso de dúvida, consulte um dos profissionais especializados dos postos Ipiranga.

Substituição

Seja qual for a especificação do fabricante, existe uma marca que oferece qualidade e segurança para o caminhão: a Ipiranga. A Linha Ipiranga Brutus é composta por lubrificantes produzidos especialmente para motores de veículos a diesel de uso urbano, rodoviário ou fora de estrada.

São opções de óleo Ipiranga Brutus Sintético (5W30 C2/C3 – verde, 5W30 C2/C3, 5W30 E4, 10W40 E6 CJ4, 10W40 E4 e 10W40 E6); Ipiranga Brutus Performance – semissintético (Performance 15W40 CI-4, Performance CK-4 15W40, Alta Performance 15W40 CI-4) Ipiranga Brutus Protection – mineral (Protection T5 15W40 CH-4 e Protection 25W50 CH-4).

Para saber os detalhes dos produtos, basta acesso o link. Com isso, você consegue rodar elas estradas com muito mais segurança e tranquilidade. E boa viagem!

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar