Saúde

Qual a importância da reciclagem das embalagens plásticas?

Além de contribuir com o meio ambiente, processo é um grande aliado da sociedade

A reciclagem de materiais não rende benefícios apenas para o meio ambiente. Afinal, promove um impacto importante na vida de muitas pessoas, que vivem em função desse trabalho. Esse é um dos fatores positivos mais nítidos dessa prática. Mas existem outros. Portanto, vamos conhecê-los a partir de agora.

Mas, antes das informações, uma constatação: por que é tão importante reciclar o plástico? Oriundo de resinas sintéticas provenientes do petróleo, ele tem sua utilização intensificada por sua característica de resistência, importante na fabricação de diversos produtos. Apesar de muito útil, o material carrega uma contradição: a dificuldade em ser absorvido pelo meio ambiente.

Resistência ao tempo e à distância

Nesse contexto, o melhor a se fazer é apelar à reciclagem. E olha que não faltam exemplos de como a ação do tempo é incapaz de eliminar o problema. Afinal, são muitos os relatos de produtos de décadas passadas que, lançados ao mar, são levados de um lado para o outro do mundo obedecendo às correntes marinhas.

Recentemente, foram encontrados em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, caixinhas de leite de soja consumidas provavelmente na Malásia, além de uma embalagem de leite proveniente da Alemanha. Com o descarte irregular, esses materiais foram parar em uma praia no Parque Estadual do Itinguçu. Portanto, essas são constatações de que o descarte de lixo é um problema mundial.

CONFIRA TAMBÉM: Qual a função do cárter do motor?

Reciclagem fazendo a diferença

Os ganhos oriundos da reciclagem são diversos. Entretanto, vamos enumerar três tipos:

Econômico

Além de gerar mais postos de trabalho, o lucro proveniente da reciclagem permite um desenvolvimento sustentável. Graças às cadeias de fornecimento, os mercados são estimulados, movimentando a economia local.

Ambiental

De deterioração lenta, surgem novas questões, como a dificuldade de decomposição de outros materiais orgânicos, valas e bueiros entupidos, capaz de intensificar grandes enchentes. Isso sem falar no impacto junto aos ecossistemas marinhos.

Social

Muitas pessoas e comunidades sobrevivem com a renda gerada pela coleta e produção de artigos. Aliás, a formação de grandes cooperativas que adotam esse trabalho permite um sopro de vida digna a quem se dedica a tarefa.

Nesse item, cabe uma demonstração em números do impacto social. Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que, entre 2010 e 2013, foram avaliadas associações, cooperativas e grupos informais. Aqui, verificou-se que a maior parte atua na informalidade (40,3%), seguido por associação (31,3%) e cooperativa (28,3%).

Além disso, dados de 2010 mostram que cerca de 400 mil pessoas assumiam como atividade remunerada principal a coleta de materiais recicláveis.

Com essas informações, é possível constatar que a reciclagem é fundamental para a sociedade e o meio ambiente. Portanto, não deixe de fazer a sua parte. Caso contrário, você também será prejudica.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar