Carro & DireçãoCategoriasEstadãoManutenção Automotiva

Completar o óleo pode prejudicar o funcionamento do carro?

Entenda quando completar e quando trocar o lubrificante do seu automóvel

Quem questiona a importância do óleo para o bom funcionamento de um motor é porque, realmente, não entende de carro. Afinal, entre as funções do lubrificante estão evitar o atrito entre as peças e reduzir o desgaste, aumento assim a durabilidade. Por isso, atenção total para a troca de óleo, uma operação indispensável para garantir vida longa ao veículo.

Completar o óleo

Aliás, não é preciso completar o óleo toda vez que estiver baixo. Aqui, é necessário levar em consideração o nível do lubrificante, que não deve estar abaixo do padrão recomendado. Caso você ainda não saiba, a vareta medidora possui marcações de mínimo e máximo.

Quando o óleo estiver perto dessa marca, você tem a opção de completá-lo. Mas, para isso, é necessário utilizar lubrificantes com a mesma especificação de desempenho e viscosidade.

CONFIRA TAMBÉM: Veja como economizar ainda mais com o Abastece Aí

Troca completa

Entretanto, em momentos específicos é necessário promover a troca completa do lubrificante. Afinal, ela garante vida prolongada ao motor. Em geral, deve-se trocar o óleo após um ano, mesmo abaixo da quilometragem indicada no manual do veículo. Ainda sobre a substituição, é indicado que o motor esteja quente. Com a temperatura elevada, o produto fica menos viscoso, facilitando a sua remoção completa.

Filtro

Aliás, é importante também se preocupar com o filtro de óleo. O momento certo para a substituição é indicado pelo fabricante no manual do proprietário do veículo. Quer saber mais? Então, confira uma matéria especial que aborda o assunto com detalhes.

O lugar certo

O fato é que existem oficinas e postos que são honestos. Mas existem outras tantas empresas desonestas que cobram, mas não promovem corretamente a substituição do óleo. Por esse e outros motivos, melhor mesmo é apostar em locais de absoluta confiança.

É o caso dos postos Ipiranga, que possuem profissionais qualificados para orientar os motoristas e também promover a troca do lubrificante com qualidade e garantia de bom atendimento.

CONFIRA TAMBÉM: Conheça os filtros do carro e quando trocá-los

Além, é claro, do Jet Oil, maior rede de serviços automotivos do Brasil, com mais de 1.500 unidades. Ele garante menor consumo de combustível, aumento na vida útil do motor e também maior segurança para você e sua família. De quebra, possui a linha de lubrificantes mais completa do mercado.

E, para melhorar, o Jet Oil ainda dá quilometragem para o Km de Vantagens, maior programa de fidelidade do Brasil. Quando for ao seu posto favorito, indicado no cadastro do programa, cada R$ 1 gasto é convertido em 8 Km na promoção. Nos demais postos da rede, cada R$ 1 rende 4 Km.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar