Assinaturas

Cuidados necessários para o computador não ser infectado por vírus

Tão inserido em nosso dia a dia há pelo menos três décadas, o computador facilita o cotidiano. Mas há um problema: desde sempre o bom uso das máquinas sofre uma ameaça, representada pelos vírus, em geral contraídos na internet.

Por mais que haja diversos meios de evitá-los, eles seguem fazendo estragos – muitas vezes irremediáveis. Por manter sua máquina sempre protegida, vamos listar alguns cuidados necessários. Afinal, precaução nunca é demais.

O que é?

Em linhas gerais, vírus é um programa de computador que realiza ações maliciosas quando aberto em seu computador. Cada um possui função específica, que pode ser, por exemplo, deletar arquivos, roubar senhas, rastrear ações e muitas outras coisas.

Ficou preocupado? Calma! Existem medidas que podem prevenir a incidência de vírus.

Antivírus

Não é o único responsável pela segurança do computador, mas é o primeiro passo para quem deseja se proteger. Ele não impede algumas ações do usuário. Entretanto, ajuda a prevenir ações automáticas e gera alertas ao usuário.

Um dos principais do mercado é o da McAfee. A empresa disponibiliza soluções de segurança cibernética para consumidores, empresas e governos. Parceiro do programa Km de Vantagens, ele oferece, na troca por 50 Km, três meses de licença, além de proteger até 100 dispositivos familiares ou empresariais.

Links desconhecidos

Em e-mails, sites, programas de conversa, ou praticamente tudo o que se tem acesso na internet pode, vez ou outra, estar com algum link de caráter malicioso. Por isso, cuidado.

Senhas

Coloque senhas diferentes em sites de compras, banco, e-mails e outros serviços. Dessa forma, mesmo que alguém descubra sua senha e login de um determinado ambiente, não será possível acessar outros com a mesma combinação.

Downloads

Fique muito atento aos botões de download. Alguns sites podem dar a entender que a ação será realizada por um link que, na verdade, acarretará em vírus.

E-mails falsos

Também são comuns os golpes com e-mails. Eles exploram a logo ou a aparência do banco, por exemplo, para enganar o usuário. Por isso, cuidado! Verifique sempre qual o endereço do remetente para garantir sua segurança. E muito importante: o banco nunca solicita envio de dados por e-mail ou download de atualizações por mensagens.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar