CategoriasEntretenimentoEstadão

Master System: console completa 30 anos no Brasil

Conheça mais detalhes da história deste saudoso videogame

Símbolo da infância de muitos apaixonados por games, o Master System completa 30 anos no Brasil. Pois o console da Tec Toy foi lançado em território nacional no dia 4 de setembro de 1989. Mesmo após três décadas, ele mantém uma história de sucesso, digna das boas memórias guardadas com carinho pelos saudosistas.

Agora, em uma época onde os games possuem gráficos impressionantes e muita interatividade, os mais novos devem observar atentamente uma das revoluções do setor com os olhos justos do tempo. Com seus 8 bits, o o Master System representou uma importante transformação para a popularização dos jogos eletrônicos no País.

CONFIRA TAMBÉM: Games para curtir e muito no smartphone

Origem do Master System

No final dos anos 1980, o Atari já tinha dado mostras do quanto um console era capaz de magnetizar crianças e adultos em torno da TV em longas disputas. Mas era preciso um passo adiante, em termos de qualidade dos jogos e atratividade.

Afinal, a Nintendo já havia lançado seu console de 8 bits no Japão, o Famicom. O aparelho obteve grande sucesso por lá, com seus jogos elaborados e gráficos mais apurados. Entretanto, nos Estados Unidos, ele foi rebatizado como NES (Nintendo Entertainment System).

Foi quando, no Japão, a fabricante de arcades (fliperamas) Sega resolveu entrar na briga. Após algumas tentativas, lançou o SG-1000 Mark III, que ficou conhecido como Master System. Desde o início, a batalha foi árdua. Afinal, a disputa envolvia ingredientes como preços mais baixos e contratos de exclusividade da Nintendo com desenvolvedores.

CONFIRA TAMBÉM: Jogos que viraram filmes e vice-versa

Disputa por espaço

Mas o console da Sega não desanimou e correu atrás do mercado norte-americano. E “chegou chegando”, por assim dizer, com sua pistola Light Phaser e os óculos 3D. Com o tempo, o aparelho foi deixado de lado nos Estados Unidos, em favor do irmão mais velho Mega Drive (chamado de Sega Genesis por lá).

Aqui no Brasil a relação acalorada entre videogame e usuário foi instantânea. Aliás, a conquista contou com anúncios em revistas (algumas especializadas começavam a surgir), propaganda de TV, informativos aos sócios do Master Clube, entre outras ações. Tudo isso, em uma autêntica mudança de paradigma da indústria nacional de games. Entretanto, nada disso adiantaria se não houvesse jogos bons. E o Master tinha vários”

Os jogos

Pois o Master System II possuía gravado na memória o jogo que seria considerado um ícone do console da Sega: Alex Kidd in Miracle World. Aliás, uma das suas características curiosas era usar o jogo de “pedra, papel ou tesoura” (ou jô-kem-po) para derrotar alguns inimigos.

Tempos depois, com o lançamento do Master System Compact III, o porco-espinho mais querido da história dos games surgiu no 8 bits da Sega. Pois Sonic The Hedgehog vinha na memória, como já ocorrera com Alex Kidd. Seguindo a disposição do personagem, o jogo conquistou em alta velocidade milhares de fãs.

Pois outra aventura encantadora do Master System foi Castle of Ilusion. Nesse jogo da Disney, Mickey precisava resgatar sua namorada, Minnie, raptada por uma bruxa. Aqui, vale lembrar que o jogo possuía gráficos espetaculares para os padrões da época, algo reconhecido até hoje. E o que falar de California Games, batizado no Brasil como Jogos de Verão? Com suas disputas de surf, skate, patins e até embaixadinhas, o game hipnotizou muitos fãs.

Aliás, o mesmo aconteceu com jogos como After Burner, Out Run, Shinobi, Double Dragon, Golden Axe, Mortal Kombat II, Super Futebol II, Black Belt, Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, E-SWAT, R-Type… Até a Turma da Mônica ganhou o seu espaço, Mônica no Castelo do Dragão, bem como o personagem Geraldinho, do falecido cartunista Glauco.

CONFIRA TAMBÉM: Acesse gratuitamente dois jogos para Playstation 4

Amor mantido

Mesmo com o surgimento de consoles mais potentes e de jogos turbinados, o Master System não foi esquecido. Após várias versões com dezenas de jogos na memória, hoje ele segue à venda. O modelo Evolution vem com 132 jogos na memória. Aliás, a coletânea inclui clássicos como Alex Kidd e Sonic The Hedgehog. Pois o console acompanha dois joysticks e promete diversão para os fãs – novos e antigos – de um videogame que marcou época.

E por falar em games, é sempre importante lembrar que participantes do Km de Vantagens têm à disposição ótimos descontos para comprar consoles e jogos no Magazine Luiza, parceiro do maior programa de fidelidades do Brasil. Para saber mais sobre todas as promoções disponíveis basta acessar kmdevantagens.com.br.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar