CategoriasMúsica

Bob Marley: reggae, turismo e história nos 75 anos do músico

Confira curiosidades e lugares que mantêm o estilo de vida difundido por Bob Marley, que morreu em 1981

Bob Marley é sinônimo de reggae. Afinal, ele personificou um ritmo, ou mais ainda, um estilo de vida. Se estivesse vivo, o músico completaria 75 anos nesta quinta-feira, dia 6 de fevereiro. Suas influências atravessam décadas. Por isso, em qualquer ponto do mundo, ele será sempre reverenciado como um grande porta-voz rastafári.

Legado do embaixador do reggae

Filho de um capitão do exército inglês com uma jamaicana, Robert Nesta Marley nasceu em 1945. Ao lado do grupo The Waillers, Bob Marley se tornou uma fábrica de hits. Em 1976, o músico, sua esposa Rita e o empresário Don Taylor foram baleados. Na ocasião, Marley sofreu ferimentos no braço e no tórax. Apaixonado por futebol a bola brasilis tinha lugar especial no coração do músico jamaicano.

Já em 1977, ele notou uma ferida no dedão do pé direito. Pois o que aparentava ser um problema simples era na verdade uma espécie de câncer de pele que se desenvolveu sob sua unha. No fim da vida, o músico aderiu à Igreja Ortodoxa. Bob Marley morreu em Miami, em 11 de maio de 1981, aos 36 anos.

CONFIRA TAMBÉM: Shows no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte

Ensinamentos de Bob Marley em forma de música

Bob Marley, um dos principais nomes do reggae

Ao lado de Bunny Livingston e Peter Tosh, Bob Marley criou o grupo The Waillers em 1963, começando assim a construir a identidade musical jamaicana e, com isso, dando início ao seu legado no reggae.

Logo em seu primeiro single, Simmer Down, o grupo já demonstrava personalidade através de versos como: “Acalme-se, controle seu gênio/Acalme-se para a batalha que será pior”.

Ao dar som aos lamentos das ruas, a banda conquistou respeito e popularidade na Jamaica. Entretanto, o sucesso não parou por aí. Após muito trabalho, o gênero se proliferou pelo mundo. E, com isso, sucessos não faltam, assim como mensagens importantes.

Is This Love

Até hoje, é comum escutar as pessoas dançando e cantarolando por todos os cantos a frase: “I wanna love you every day and every night”. Em cada um dos versos, uma verdadeira declaração de amor. “Nós estaremos juntos com um telhado bem acima das nossas cabeças”.

No Woman no Cry

Essa é considerada o reggae mais regravado da história. No Brasil, Gilberto Gil também fez muito sucesso com a versão “Não Chores Mais”. Na voz de Bob Marley, porém, a melodia ganha um formato único em versos como: “Neste grande futuro, você não pode esquecer de seu passado. Então, enxugue suas lágrimas”.

Redemption Song

“Old pirates, yes, they rob I/Sold I to the merchant ships”. Pois os versos iniciam uma música recheada de sentimentos, uma aclamação a liberdade que transborda ensinamentos em uma linda melodia. Afinal, “ninguém além de nós mesmos pode libertar nossas mentes”.

Three Little Birds

Aqui, outro grande sucesso de Bob Marley. Pois a música consegue transmitir esperança por meio de uma melodia cativante. Entre os versos da canção, “Não se preocupe com nada/Porque cada pequena coisa/Vai ficar bem”.

One Love

Por sua vez, “One Love” se tornou uma das músicas de reggae mais influentes do mundo. Em seus versos, a música de Bob Marley destaca de uma forma suave a importância da paz e da união das pessoas. Como o músico já dizia. “Vamos seguir juntos para ficarmos bem”.

Reggae, uma força universal

Salvador, na Bahia, tem forte influência do reggae - Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

País extremamente musical, o Brasil também abraçou o reggae. São Luís, no Maranhão, virou a capital nacional do gênero. Por lá, a reverência é tanta que foi criado até mesmo um Museu do Reggae, com fotos, discos, aulas de dança e tudo o mais que lembre o gênero jamaicano e, em especial, Bob Marley.

Aliás, Salvador é outro local onde o músico tem boa influência. Coletivos dão vazão a esse amor. Pois o mesmo acontece em Pernambuco, tornando o Nordeste o destino perfeito para acompanhar de perto a paixão pelo reggae.

Para vestir, ouvir e sentir

Para quem curte Bob Marley, manter os princípios proliferados pelo músico no dia a dia pode ir além do som. No site do Magazine Luiza, por exemplo, há diversos produtos ligados ao expoente maior do reggae. Pois são quadros, camisetas, capas para celular, CDs, DVDs e livros.

Aliás, já pensou em conhecer de perto a força do reggae? No site Hotéis.com há várias opções de hotéis em Kingston, capital da Jamaica. Das acomodações mais simples às com total sofisticação, dá para escolher a que melhor cabe no seu bolso.

Não quer sair do País? Então, São Luís lhe espera com o reggae made in Brazil. Há voos diretos da Latam para São Luis (duram 3h25) com preços a partir de US$349,70 (passagens de ida e volta) por meio do Latam Pass. Entretanto, vale destacar que os preços podem mudar sem aviso prévio dependendo do dia e do horário.

Para aproveitar tudo com ótimos descontos, basta aproveitar os benefícios para participantes do Km de Vantagens. Portanto, saiba mais em kmdevantagens.com.br.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar