CategoriasEntretenimento

Blocos são o encanto do Carnaval do Rio de Janeiro

Confira a programação e aproveite cada minuto da folia com muita alegria

Principal polo da folia no Brasil, o Rio de Janeiro já respira o Carnaval. Mesmo faltando algumas semanas para a festa oficial, a programação dos blocos já está pronta, com várias opções pela cidade. Com isso, você já pode escolher quais deseja seguir. Para facilitar a sua escolha, temos algumas dicas de blocos que são sucesso de público garantido.

E, se você é de fora e quiser confirmar sua reserva em hotéis no Rio para poder curtir a folia na tranquilidade, uma sugestão é o site Hotéis.com. Aqui, são diversas opções, com várias faixas de preço – certamente dá para encontrar um que agradará em cheio.

E quem é participante do Km de Vantagens, da Ipiranga tem desconto dos bons: com 100 Km, o off é de 10%. Para mais informações, acesse hoteis.com/ipiranga.

Cordão do Bola Preta

Representante dos antigos Cordões Carnavalescos, o bloco criado em 1918 é o mais antigo do Rio de Janeiro. Tradicionalmente, o Bola Preta desfila no sábado de Carnaval na Avenida Rio Branco, no centro da cidade.

Dia: 22 de fevereiro
Local: Avenida Presidente Antonio Carlos, no Centro
Horas: 7h

Banda de Ipanema

Com samba, marchinha e orquestra em ritmo de folia, é um dos principais e mais tradicionais blocos do Rio de Janeiro. Aliás, o cortejo arrasta multidões pelas ruas do bairro de mesmo nome desde 1965.

Dia: 8 de fevereiro
Local: Rua Jangadeiros, em Ipanema.
Horas: 15h

Simpatia é Quase Amor

O bloco desfila pela orla desde 1985. Pois o “Simpatia” nasceu sob as bênçãos de Dona Zica da Mangueira. Detalhe: o nome surgiu de um personagem do livro “Rua dos Artistas e Arredores”, de Aldir Blanc.

Dia: 15 de fevereiro
Local: Rua Teixeira de Melo, Ipanema
Horas: 14h

Suvaco do Cristo

Criado em 1985, o Suvaco do Cristo tinha como proposta inicial unir os amigos e se divertir pela cidade. Aliás, eles nem eram tão ligados ao samba, mas ao rock. Mesmo assim, ousaram fazer um bloco no meio do Jardim Botânico.

Dia: 16 de fevereiro
Local: Rua Jardim Botânico com a Faro, Jardim Botânico
Horas: 8h

Monobloco

Nos anos 2000, surgiu a ideia de um projeto de ensino de percussão. Pois esse foi o embrião do “Monobloco”. Logo veio a notoriedade e a identidade como bloco de Carnaval.

Dia: 1º de março
Local: Rua Primeiro de Março, Centro
Horas: 8h

Sargento Pimenta

O bloco do Sargento Pimenta é carioca, mas conquistou o Carnaval brasileiro ao adaptar os hits britânicos dos Beatles para o samba, é claro. Pois o bloco existe desde 2010. Rapidamente, os brasileiros abraçaram a proposta, mas este é também o entretenimento ideal para turistas estrangeiros que querem curtir um bloco sabendo cantar todas as músicas.

Dia: 24 de fevereiro
Local: Monumento dos Pracinhas, Aterro
Horas: 8h

Bloco da Preta

Famoso no centro do Rio de Janeiro, o Bloco da Preta é uma homenagem à cantora Preta Gil que leva muita alegria e energia ao comandar o trio elétrico. Aqui, a folia ganhou fama nacional e se transformou em um dos símbolos do Carnaval carioca. Certamente, a atração é sempre um dos desfiles mais aguardados do ano, levando milhares de foliões pelas ruas.

Dia: 16 de fevereiro
Local: Primeiro de Março, Centro
Horas: 8h

Sempre é importante destacar que os horários e datas podem ser alterados de acordo com as produções dos blocos. mas, certamente, a folia está garantida.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar