Carro & DireçãoCategoriasManutenção Automotiva

Qual a função do cárter do motor?

Peça importante para o bom funcionamento do carro merece atenção especial

Nem todo mundo sabe o que é o cárter em um motor automotivo. Muitos já devem ter ouvido falar em visita às oficinas. Mas, saber de fato, é sempre necessário. Pois chegou a hora de falar tudo sobre essa importante peça, que merece atenção especial.

Para começar, é bom entender o que é o cárter. Trata-se de uma espécie de reservatório, de fibra ou metal, que armazena e deixa frio o óleo lubrificante que é utilizado pelo motor.

No momento em que o carro é desligado, o lubrificante que passou pelo motor desce até o cárter, ali ficando armazenado até a próxima utilização. De um modo geral, a peça ajuda a manter a temperatura ideal do óleo. De quebra, ainda protege algumas partes do motor.

Existem dois tipos de cárter: o seco e o úmido. O primeiro não é propriamente um reservatório de óleo, que ocupa um espaço em um compartimento separadamente. No segundo, por sua vez, é o tipo mais comum e armazena mais óleo. Além disso, ajuda a lubrificar alguns componentes.

CONFIRA TAMBÉM: Dicas para aproveitar e muito o Abastece Aí

Quando trocar?

Como não existe tempo de vida útil pré-determinado, o normal é que o cárter seja substituído apenas em caso de um problema grave, como buraco ou fissura, que possam deixar o óleo vazar.

A troca de óleo

Aliás, um dos itens decisivos na hora de fazer a manutenção correta do cárter é o nível do óleo. Na hora da verificação, o motor deve estar desligado e frio. Assim, todo o lubrificante estará acumulado no cárter. Dessa forma, retire a vareta, limpe a extremidade e coloque ela novamente no lugar. Agora, basta repetir o processo e identificar o nível.

CONFIRA TAMBÉM: Quando e como calibrar os pneus do veículo?

Dica preciosa

Cuidar do carro não é tarefa para qualquer pessoa. Dessa forma, tem que ser em lugares especializados, com atendimento de primeira e produtos de qualidade. Quer uma dica? Jet Oil, da Ipiranga.

Afinal, a maior rede de serviços automotivos do Brasil, contribui com o menor consumo de combustível, ampliação na vida útil do motor e, obviamente, maior segurança para você e sua família.

Além disso, fazendo a troca do óleo e filtro em uma unidade Jet Oil dá para garantir Assistência 24 Horas válida por seis meses, além do diagnóstico de 15 itens importantes para a segurança.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar