Estadão

Lubrificantes que ajudam a remover a borra são seguros?

Entenda o que é, como evitar e também como resolver o problema

A boa manutenção do carro é essencial – todo motorista sabe disso. Mesmo assim, alguns descuidam desse carinho com o automóvel, especialmente quanto o assunto é troca de óleo. E o resultado dessa falta de atenção não poderia ser outro: a formação de borras.

O que é e como surge?

Aliás, as borras são os resíduos de óleo que vão se formando dentro do motor, criando uma camada. Com isso, os problemas começam a surgir, pois não há como o líquido circular livremente pelas peças. Portanto, o produto se acumula nas galerias internas e compromete o pleno funcionamento de diversos itens. Entre eles, o mais importante: o motor.

Por isso, a escolha do óleo lubrificante é de extrema importância. É bem verdade que todo lubrificante tem poder de limpeza. No entanto, existem alguns tipos dotados de uma capacidade bem maior.

CONFIRA TAMBÉM: Ficou ainda mais vantajoso usar o Abastece Aí

Assim, se o histórico de manutenção do carro é bom, teoricamente, a limpeza que ele proporciona é positiva. Consequentemente, a formação de borra será menor. Mas caso a manutenção não seja adequada, haverá a formação de borra. Sendo assim, a limpeza que o lubrificante propicia pode fazer com que alguma via do motor seja entupida.

Disponibilizado por Skica911 em www.pixabay.com

Como limpar?

Embora o procedimento seja relativamente simples, não é aconselhável limpar o motor em casa. Afinal, com a remoção da borra do motor, algumas partículas sólidas ficam soltas. Com isso, para tirá-las, é necessário lavar todo o sistema de lubrificação do carro, assim como o cárter, que precisa ser removido.

Para ficar perfeita, a limpeza consiste em verificar eventuais vazamentos que não poderiam ser identificados em função do acúmulo de impurezas. Com a higienização, o problema fica mais nítido. Por isso, o melhor a se fazer é contar com a ajuda de um profissional.

CONFIRA TAMBÉM: por que o óleo fica escuro com o uso?

O que usar?

Aqui, o produto mais usado para remover toda a borra do motor é um flush químico desenvolvido para isso. como o Ipiranga Flush. Ele é misturado ao óleo usado do próprio veículo e inserido. Em seguida, o carro se mantém funcionando em marcha lenta por um período que pode variar de 5 a 10 minutos, sem a necessidade de condução.

Durante o tempo, a mistura do flush com o óleo faz o descolamento das camadas de borra das paredes das peças. Se ainda estiver no início, a sujeira pode sair em formato de graxa ao ser derretida antes de deixar o motor. Em seguida, é só inserir o lubrificante novo e dar fim a todos os resíduos que ainda restam no interior do veículo.

Dica importante

Entendeu como é importante dar atenção ao veículo? Portanto, o caminho certo para cuidar bem do carro é um só: Jet Oil, a maior rede de serviços automotivos do Brasil. Afinal, ela garante menor consumo de combustível, aumento na vida útil do motor e, claro, maior segurança para você e sua família.

E mais: a Jet Oil ainda dá quilometragem para o Km de Vantagens, maior programa de fidelidade do Brasil. Quando for ao seu posto favorito, indicado no cadastro do programa, cada R$ 1 se transforma em 8 Km. Já nos demais postos da rede, cada R$ 1 rende 4 Km.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar