Estadão

O sistema de lubrificação da moto é igual ao do carro?

Óleos apresentam diferenças fundamentais para garantir o bom desempenho do veículo

Tanto os carros quanto as motos necessitam de óleo para seguir em pleno funcionamento. Afinal, ele garante proteção, performance e redução do desgaste das peças. Entretanto, será que existe diferença entre os lubrificantes produzidos para cada um desses veículos? Aqui, a resposta é sim! Mas vamos ajudar você a entender como tudo funciona.

CONFIRA TAMBÉM: Ficou ainda mais vantajoso usar o Abastece Aí

Semelhanças? Não é bem assim

Tanto os óleos utilizados nas motos quanto os de carros parecem semelhantes, porém eles apresentam diferenças significativas na composição. Aliás, essas mudanças determinam o funcionamento e a performance do produto.

Pois a principal diferença entre as duas categorias está na viscosidade do produto e no pacote de aditivos. Eles são formulados para atender as especificidades de cada modelo e os requisitos da montadora, de modo a gerar o melhor desempenho.

CONFIRA TAMBÉM: Cuidados necessários com o óleo utilizado na sua moto

Outro ponto importante: os óleos das duas categorias são regulamentados pela mesma API. Mesmo assim, isso não os torna semelhantes. Os produtos específicos para motos possuem uma aditivação diferenciada. Isso ocorre porque, em sua maioria, a caixa de câmbio e a embreagem participam do sistema de lubrificação junto ao motor.

Então, atenção

Desta forma, se você utilizar um óleo produzido para uma categoria de veículo em outra estará adicionando um composto que não atenderá aos requisitos necessários para atingir um bom desempenho. Com isso, poderá até mesmo danificar o sistema.

CONFIRA TAMBÉM: Ótimas formas de aproveitar seus Km acumulados

Dica valiosa

No entanto, uma coisa é certa. Seja carro ou moto, o local para levar seu companheiro de ruas e estradas é na Jet Oil, da Ipiranga. Além da troca de óleo, o local oferece um cardápio completo de serviços e produtos para a manutenção do seu automóvel.

E, de quebra, dá para acumular pontos (ou fazer a troca) no Km de Vantagens, maior programa de fidelidade do Brasil. Quer saber mais? Portanto, basta acessar kmdevantagens.com.br e aproveitar esse e outros diversos benefícios disponíveis para os participantes.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar