Motos

Cuidados necessários com o óleo utilizado na sua moto

Detalhes sobre qual lubrificante usar e quando efetuar a troca para não danificar o motor da sua amiga de duas rodas

Seja profissionalmente ou não, quem leva a vida sobre duas rodas sabe o quanto a moto exige cuidados. E um deles, certamente, está no uso do óleo adequado para sua companheira de aventuras. Mas você não vai deixar nas mãos de qualquer um, certo?

A importância da troca

Pois trocar o óleo corretamente de sua moto deriva da necessidade de prolongar a vida útil do motor. Além disso, evita transtornos, como ficar parado na estrada por falta de manutenção.

Seja qual for o modelo, o veículo terá um sistema de medição do nível do lubrificante com fácil acesso — que pode ser feita com a visão lateral do motor ou por meio de uma palheta que fica rosqueada nele. Assim, o ideal é que o nível seja verificado diariamente antes de trafegar.

CONFIRA TAMBÉM: Ótimas formas de aproveitar seus Km acumulados

Se necessário, é recomendado completar o reservatório, caso ainda não tenha chegado o momento para a substituição. Entretanto, a perda constante no nível de óleo pode ser o indício da necessidade da troca do óleo — que está perdendo a viscosidade ou vazando por algum lugar.

Coloração

Além do nível do óleo, a coloração também deve ser verificada. Se o fluido estiver escurecendo poucos dias após a troca do óleo, partículas sólidas podem estar entrando em contato com o motor – ou ele está em processo de avaria, com desgaste prematuro das peças. Nesse segundo caso, o motociclista notará pequenos pontos brilhantes suspensos no lubrificante.

CONFIRA TAMBÉM: Por que o óleo fica escuro com o uso?

A quilometragem ideal

Aqui, o seu melhor amigo para cuidar da moto é o manual do proprietário. Afinal, é lá que você encontrará, entre outras informações, a indicação da quilometragem em que deve ser realizada a troca de óleo.

É necessária atenção extra para as orientações em caso de usos severos, como tráfego em locais com poeira, lama ou umidade, que normalmente indicam trocas em períodos mais curtos.

Como escolher o tipo de óleo?

Em meio a diversas opções, é comum que o proprietário tenha dúvidas. Entretanto, o manual do proprietário trará a indicação de óleo mineral ou sintético e o nível de viscosidade recomendado. Aqui, uma outra dica valiosa: os profissionais especializados da Jet Oil podem orientar você.

CONFIRA TAMBÉM: Conheça o que tem no Posto Ipiranga

Prolongando a vida útil do motor

Aliás, é bom não se esquecer da troca do filtro de óleo. Afinal, a peça é responsável por “purificar” o lubrificante. Desta forma, pequenos fragmentos ou partículas que não deveriam estar no óleo são retidos no filtro.

Por isso, trocar o óleo corretamente pode trazer benefícios como a eliminação de manutenções de emergência. Nesse sentido, o proprietário pode e deve verificar as condições de uso do óleo, bem como ter os cuidados necessários para prolongar a vida útil da moto.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar