Estadão

Conheça os alienígenas mais temidos e amados das telonas

Alienígenas, invasões espaciais, tentativas de dominação da Terra, contatos com seres de outros planetas. Temas muito presentes no cinema. Pois o assunto está de volta às telonas desde a estreia da nova versão de O Predador, dirigida por Shane Black (Homem de Ferro 3).

Nova versão da franquia iniciada em 1987, o filme divide paixões dos fãs. A história do caçador espacial cheio de dreads oscila entre muito sangue a algumas pitadas de humor, mas um tanto longe do filme protagonizado por Arnold Schwarzenegger há mais de 30 anos.

De qualquer forma, o tema retoma uma tradição apocalíptica do cinema, especialmente o americano. Não são poucos os títulos que vaticinam o fim do mundo, o início de uma nova era e assuntos afins. Em 1938, uma transmissão radiofônica feita por Orson Welles (Cidadão Kane), inspirada no livro Guerra dos Mundos, do inglês H.G. Wells, narrava uma invasão alienígena em um formato jornalístico, o que causou pânico nos ouvintes, às vésperas do Dia das Bruxas. Ainda não era cinema, mas dava uma ideia do quanto o assunto chama a atenção.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Em 1977, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, assinado por Steven Spielberg, relata o que seria um encontro amigável entre humanos e seres espaciais. As cinco notas musicais de uma das trilhas do filme a fez entrar para a eternidade.

Alien e E.T.

Alien, o Oitavo Passageiro (1979), estrelado por Sigourney Weaver, marcou a carreira do diretor Ridley Scott. Fez sucesso entre os fãs e ganhou até o Oscar de Efeitos Visuais. Três anos depois, um monstrinho simpático encantou crianças e adultos: E.T, o Extraterrestre, também dirigido por Spielberg. O filme vigorou, por muito tempo, entre as maiores bilheterias da história e conta a aventura de um grupo de crianças que acolhe um extraterrestre, humanizando suas reações e fazendo muita gente chorar.

Independence Day

Outro sucesso das telonas ameaçou implodir a Casa Branca em 1996. Independence Day conta com Will Smith, o mesmo que virou a cara de MIB – Homens de Preto, outra franquia sobre o tema. Até Yoda, de Star Wars, poderia entrar nessa antologia de alienígenas simpáticos do cinema. Dominar e encantar o mundo nas telonas é com eles.

 

Crédito da imagem: Divulgação

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar