Gastronomia

Aprenda a harmonizar a cerveja com a sua refeição favorita

A cerveja constantemente está bem acompanhada de uma porção caprichada nos botecos da vida. Mas você já pensou em harmonizá-la com outras refeições? Com a grande variedade de estilos disponíveis atualmente, pode parecer uma missão impossível essa tarefa. Afinal, é possível combinar a cerveja com sabores que podem ir dos mais simples aos mais sofisticados, do prato principal às sobremesas. Entretanto, não se preocupe! Nós vamos ajudar você a solucionar esse caso.

Parceria

Antes de iniciarmos os ensinamentos, vale destacar: seja qual for o tipo escolhido, o Km de Vantagens tem dois parceiros que entendem tudo sobre o assunto. O Clube da Cerveja oferece assinatura mensal. Já a Loja das Cervejas tem uma incrível variedade de rótulos. Claro, participantes do maior programa de fidelidade do Brasil têm descontos. Saiba mais em kmdevantagens.com.br.

Outra dica importante: cerveja boa precisa esta gelada! Por isso, as lojas am/pm possuem a Beer Cave, um ambiente climatizado com mais de 100 rótulos na temperatura perfeita. No espaço é possível encontrar opções nacionais, importadas e até artesanais.

Divisão

Agora vamos começar a falar sobre a harmonização. Primeiramente, é preciso saber que, essencialmente, as melhores cervejas se dividem em duas famílias principais: Lager e Ale. Dentro de cada grupo há vários subtipos.

Entre as Lager, alguns estilos se destacam; pilsen, ou american lager, que são mais claras, com pouco amargor e baixo teor alcoólico; dark lager, com cervejas mais escuras e bom teor de refrescância, como Malzibier, por exemplo; e Bock, mais avermelhado, com bastante malte e alto teor alcoólico.

Já entre as Ale temos, por exemplo, a India Pale Ale (IPA), carregada no amargor, inventada para atender o gosto dos colonos ingleses na Índia. Já a Stout é negra e pode variar muito em teor alcoólico, corpo e amargor ou doçura. Tem aroma torrado, que lembra o café. Por fim, a Weiss – cerveja de trigo – também agrada em cheio.

Hora de harmonizar

A bebida e o prato não podem brigar nem roubar a cena um do outro. Receitas delicadas devem ser acompanhadas por cervejas de sabor igualmente sutil. Preparações mais fortes pedem uma opção cheia de personalidade. Eis alguns exemplos:
A Pilsen, por exemplo, combina bem com alimentos mais leves. Aperitivos como queijo, azeitona e mandioca são boas pedidas, assim como petiscos (castanha, amêndoas, amendoim, nozes).

Já a IPA, por sua vez, harmoniza melhor com alimentos bem temperados e, até mesmo, gordurosos. É uma boa pedida para acompanhar um churrasco (bisteca, costelinha suína e bovina, alcatra, linguiça e outras carnes). Já as Weiss podem combinar desde comida mexicana bem apimentada até saladas leves e comidinhas de boteco.

Enquanto isso, a Stout, preta de origem inglesa, harmoniza com chocolate, mas também não causa estranheza junto de um queijo gorgonzola ou presunto cru.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar