Estadão

Carnaval: programação e curiosidades da folia em São Paulo

Antes considerado o patinho feio, o Carnaval de São Paulo há tempos ganhou corpo e forma, transformando-se em uma das ótimas opções para os foliões do Brasil e do Mundo. Com características peculiares dos paulistanos, a festa conquistou as ruas, com diversos blocos que se espalham pelas vias da capital paulista arrastando multidões. A cereja do bolo fica no Sambódromo do Anhembi. É lá onde as escolas esbanjam glamour, alegria e muito samba no pé.

Quem deseja aproveitar ao máximo a festa, com muito conforto e atrações, encontra um espaço especial na folia paulistana: o Camarote Da Garoa. Além de open bar e food, o local contará com as apresentações de Alexandre Pires, no dia 1º, e Thiaguinho, no Desfile das Campeãs, no dia 8.

Para ficar ainda melhor, participantes do Km de Vantagens, maior programa de fidelidade do Brasil, podem trocar 200 Km por 20% de desconto na aquisição da entrada. É uma oportunidade de ouro para aproveitar ao extremo a diversão.

Desfiles

Este ano, os desfiles do Grupo Especial acontecem entre os dias 1º e 2 de março. No total, 14 escolas disputam o título. A primeira a se apresentar será a Colorado do Brás, na sexta-feira. Já no sábado, a Gaviões da Fiel encerra a folia no sambódromo. Em busca do terceiro título seguido, a bicampeão Acadêmicos do Tatuapé se apresentará logo no primeiro dia, na sexta-feira.

Além da Colorado do Brás e Acadêmicos do Tatuapé, desfilam no primeiro dia Império de Casa Verde, Mancha Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, X9 Paulistana e Tom Maior. Já no sábado, Águia de Ouro, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Rosas de Ouro e Unidos de Vila Maria são as atrações, além da Gaviões da Fiel.

Curiosidades

Sambódromo do Anhembi é o nome popular do Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo. Projetado por Oscar Niemeyer, o espaço na Zona Norte de cidade foi construído e inaugurado em 1991. Com capacidade para 30 mil pessoal, o local tem 14 metros de largura com 530 de comprimento.

Mas a folia em São Paulo não começou apenas nos anos 1990. O então “entrudo”, como era chamada a festa introduzida no Brasil pelos portugueses, tem seu primeiro registro em 1604, de acordo com ata na Câmara Municipal. Com características típicas da cidade, o Carnaval paulistano possui forte ligação com a cultura africana, introduzida na época pelos escravos, além da participação dos imigrantes.

Maus espíritos

Vale destacar que, até 2014, os grupos de afoxé Iya Ominimbú e Filhos da Coroa de Dadá promoviam uma limpeza da avenida contra os maus espíritos, abrindo cada dia do evento.

A pioneira

Escola de Samba Primeira de São Paulo. Este é o nome da primeira escola de samba que surgiu na cidade já nos moldes atuais, em 1935. Ela durou sete anos. Na sequência veio a Lavapés, em 1937.

Já a Prefeitura da Cidade entrou oficialmente na folia em 1967, na gestão do então prefeito José Vicente Faria Lima, investindo no Carnaval da Cidade.

Este ano, 570 blocos vão se apresentar nas ruas de São Paulo. Os foliões contarão com atrações como Alceu Valença, Elba Ramalho, Preta Gil, Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Daniela Mercury, entre outros.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar