Beleza

Rugas: Confira dicas para combater o envelhecimento natural da pele

Uma das preocupações das mulheres é com a chegada das rugas e das marcas de expressão, frutos do envelhecimento natural da pele. Não é à toa que, a todo instante, surgem novos produtos e tecnologias para evitar os efeitos da passagem do tempo ou atenuar as marcas já deixadas. Não são poucos os cremes para rugas no mercado, uma vez que a indústria de cosméticos é a principal envolvida nessa luta.

Os primeiros sinais de envelhecimento da pele surgem por volta dos 25 anos. É o momento ideal para iniciar alguns cuidados. Esse processo é mais moderado nas duas décadas seguintes. Mas, a partir dos 50, época que coincide com a chegada da menopausa, os efeitos passam a ser mais contínuos e perceptíveis, graças à alteração na produção de hormônios.

Mas o que fazer para evitar as rugas? Nós damos algumas dicas:

– Beba água para manter a pele hidratada;

– Não fume;

– Inclua no cardápio frutas, verduras e legumes que tenham vitamina C (laranja, morango, batata, brócolis), betacaroteno (abóbora, agrião, cenoura) e licopeno (tomate, goiaba, melancia, uva rosada);

– Evite ou diminua o consumo de alimentos gordurosos;

– Proteja a pele com filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos;

– Remova a maquiagem antes de dormir;

– Use hidratante anti-idade conforme a faixa etária;

– Consulte um dermatologista ao menos uma vez por ano.

Hidratação

Um forte aliado nessa busca pela eterna juventude é o ácido hialurônico. Presente na pele, ele vai diminuindo com o envelhecimento. Com isso, a hidratação e elasticidade da pele reduzem. Ele pode ser utilizado em gel para preenchimento facial, creme ou cápsulas. Em geral, os resultados são bons, pois são suavizadas rugas e linhas de expressão motivadas pela idade, além de diminuir a flacidez da pele e aumentar o volume de bochechas e lábios, por exemplo.

O ácido hialurônico também é ótimo para correção de cicatrizes provocadas por acne, bem como em olheiras. No entanto, o produto deve ser indicado e aplicado apenas por um dermatologista ou um cirurgião plástico.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar