Carro & Direção

O que saber antes de comprar um carro usado

Comprar um veículo zero quilômetro com aquele “cheirinho de novo” é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, basta entrar na loja, escolher o modelo que mais agrada e sair da concessionária com um largo sorriso no rosto desfilando pelas ruas e avenidas da cidade. Entretanto, se o dinheiro está curto, não precisa desesperar. É possível sim encontrar ótimas opções no mercado do carro usado.

Mas, como dinheiro não nasce em árvore, fique atento ao abrir a carteira, evitando assim transformar o sonho em pesadelo. Para facilitar a sua escolha, separamos algumas dicas valiosas.

Planejamento

Antes mesmo de sair de casa percorrendo revendedoras e concessionárias, é preciso planejar e pesquisar. O primeiro passo é identificar a finalidade do veículo. Se for apenas para trafegar pela cidade, o tradicional “da casa para o trabalho”, um modelo econômico pode satisfazer suas necessidades. Já quem pretende fazer longas viagem com a família precisa procurar um modelo que consiga acomodar a todos com conforto, além de desempenho satisfatório.

Nesta fase inicial, a internet se transforma em uma excelente aliada. Navegue pelos sites das montadoras e busque em páginas especializadas os comentários de outros motoristas. Dessa forma, você reunirá informações valiosas sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Vistoria

Na web também é possível encontrar e adquirir veículos diretamente de “particulares”. Aqui, a regra é clara. Evite finalizar a negociação apenas observando fotos. A tradicional vistoria do veículo não deve ser descartada. Afinal, aquela “pechincha” pode acabar saindo mais cara do que você imagina.

Mesmo em revendedoras especializadas, você deve levar um mecânico de confiança. O profissional saberá encontrar problemas que podem estar “maquiados”.

Se o reparo foi bem realizado, por exemplo, dificilmente você saberá se o carro já foi batido. Procure por mudanças de tons na pintura do veículo. Outro segredo é verificar o alinhamento das portas e do capô do automóvel.

Mecânica

A tradicional volta no quarteirão para “sentir o carro” também não pode ser descartada. Tente identificar situações anormais no desempenho do veículo. Em marcha lenta, ruídos excessivos e vibração do volante podem ser sinais de alerta. Então, fique atento.

Observe a condição dos pneus e questione sobre os problemas já apresentados e, até mesmo, as manutenções corriqueiras realizadas. Não esqueça de verificar se acessórios como ar-condicionado e vidros elétricos estão em perfeito funcionamento. Veja também os itens de segurança, como macaco, triângulo e chave de roda.

Documentação
Encontrou o carro ideal? Está satisfeito? Então não esqueça de verificar se está tudo certo com a documentação do veículo. É importante observar se o número de chassi que está no documento é o mesmo anotado na carroceria do veículo. Pesquise também se não existem impostos atrasados, multas, débitos ou, até mesmo, restrição judicial. Com o número do Renavan e a placa basta consultar o Detran.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar