Estadão

Stock Car: 10 curiosidades sobre a principal categoria do automobilismo brasileiro

Principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car mantém, há quase 40 anos, ingredientes capazes de atrair pilotos e público para os autódromos espalhados pelo Brasil.

Une competitividade (os vencedores, muitas vezes, são definidos nos detalhes) a uma atmosfera menos formal, capaz de levar o fã da velocidade para os bastidores para ver de perto o trabalho dos mecânicos, dos condutores e até, quem sabe, participar de uma troca de pneus.

Em um país com tradição de sobra nas pistas, a Stock Car é o lugar para alimentar essa paixão.

Se você é um apaixonado por velocidade, conheça 10 curiosidades sobre a categoria.


O início

No dia 22 de abril de 1979, 10 Opalas alinharam no grid no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A vitória de Afonso Giaffone marcou a estreia da Stock Car Brasil.

Internacional

Ao longo de sua história, a Stock Car teve algumas disputas fora do Brasil. Nos anos 1980, teve corridas no circuito de Estoril, em Portugal. Já em 2005, uma corrida em Buenos Aires contou com 70 mil espectadores.

O soberano

Ninguém levantou tantos troféus da categoria quanto Ingo Hoffman. São 12 títulos do “Alemão” em 30 temporadas disputadas.

Milionários

Em 2008, surgiu a Corrida do Milhão, com premiação de R$ 1 milhão. Piloto da Ipiranga Racing, Thiago Camilo já venceu a prova três vezes (2011, 2012 e 2015).

Pioneirismo

Bia Figueiredo, que também faz parte da equipe Ipiranga Racing, é a primeira mulher a participar da Stock Car. Ela disputa a competição desde 2014.

Etapas e equipes

Ao todo, são 12 etapas. A Stock Car conta hoje com 17 equipes. A Ipiranga Racing, por exemplo, tem sede em Petrópolis (RJ) e Andreas Matheis como diretor.

Duas corridas

Cada etapa é formada por duas corridas. Na segunda, o grid é definido a partir dos 10 primeiros colocados na primeira. Pode parecer confuso, mas não é! Por exemplo: o piloto que termina em décimo na primeira prova é pole na corrida seguinte.

Velozes e Furiosos

O “push” é um botão no volante que libera 100 cavalos de potência a mais no motor, gerando mais velocidade. Um deles é “dado” pelo fã para um dos pilotos, por meio de votação no site da categoria.

Abastecimento obrigatório

Todos os pilotos são obrigados a reabastecer no período da corrida que a direção da prova determinar.

Fórmula 1

São vários os ex-pilotos de Fórmula 1 presentes na Stock Car atualmente: Rubens Barrichello, Antônio Pizzonia, Ricardo Zonta, Lucas Di Grassi e Nelsinho Piquet.

 

Crédito da foto: Divulgação Bia Figueiredo
Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar