Entretenimento

Confira uma lista de jogos para os amantes da velocidade

Apaixonados por games sobre Fórmula 1 têm à disposição uma grande variedade de títulos

Curtiu o ronco dos motores da Fórmula 1 em Interlagos? Este ano, o holandês Max Verstappen venceu o GP do Brasil, em um campeonato que já tem o campeão definido, o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes. Para não perder o clima, os amantes da velocidade encontram nos games ótimos jogos sobre o assunto.

Aliás, essa paixão é antiga. Afinal, não faltam jogos que buscaram retratar o que acontece neste universo – uns com mais realismo, outros focados no puro espírito arcade. Por isso, vale uma volta no tempo para revisitar alguns dos principais títulos sobre a Fórmula 1. Certamente, é corrida com bandeira quadriculada.

Os primórdios

Tudo começou com F1, produzido pela Namco, em 1976. Pois o game nasceu pouco depois de Night Driver, da Atari, esse sim o primeiro jogo de corrida. Já na virada da década, a Sega deu seu primeiro passo nessa disputa, lançando um arcade que fez história, Monaco GP. Aliás, a aventura teve sua sequência, Pro Monaco GP, idealizado para o antecessor do Master System.

Já Grand Prix, da Activision, fazia lembrar uma corrida de Fórmula 1, com imagem horizontal e até um carro vermelhinho que fazia lembrar uma Ferrari. Pois a mesma Activision fez Enduro, esse sim um icônico jogo de corrida que até hoje tem fãs. Uma corrida que varava a noite, passava por neve e neblina até terminar ao amanhecer.

CONFIRA TAMBÉM: Jogos para os apaixonados por Star Wars

Senna e uma disputa acirrada

No final da década de 1980, o Brasil já tinha cinco títulos mundiais de Fórmula 1 – três com Nelson Piquet e dois com Emerson Fittipaldi. Mas foi com Ayrton Senna que a F1 ganhou um outro status junto aos fãs, o alçando à condição de ídolo nacional. Assim, veio o tricampeonato do mundo e, claro, a entrada no mundo dos games.

Após o lançamento de Super Monaco GP para o Mega Drive, Senna associou seu nome à continuação do jogo, que tinha pistas bem realistas com traçados semelhantes aos circuitos da categoria – além da voz digitalizada do brasileiro. Com isso, fez um enorme sucesso e ainda abriu espaço para versões assinadas por outros pilotos, como o inglês Nigel Mansell e os japoneses Satoru Nakajima e Aguri Suzuki.

Com a chegada do PlayStation ao mercado, em meados da década de 1990, a briga com o Nintendo 64 ficou acirrada. E ela se refletia nos jogos de Fórmula 1. A possibilidade de mudanças de câmera durante as coridas era um plus no encantamento com o game. Já do lado da fabricante japonesa, o acordo de licenciamento oficial dava nomes, carros e até GC (gerador de caracteres) iguais às transmissões de TV.

A dona dos esportes chega à F1

Pois na virada do século praticamente todos os esportes tinham morada na mesma fabricante, a Eletronic Arts, e seu braço esportivo, a EA Sports. Basquete, futebol, futebol americano, hóquei, beisebol, boxe… Com isso, não podia a F1 ficar de lado. E, durante alguns anos, a categoria máxima do automobilismo teve um jogo exemplar.

Ao mesmo tempo, uma outra fabricante, a Papyrus, marcou época com um jogo de pegada retro: Grand Prix Legends. Ele recriava a temporada de 1967, com carros da época e pilotos como Jim Clark, Jack Brabham e Graham Hill.

CONFIRA TAMBÉM: PlayStation 5: confira os detalhes do novo console

A retomada, a perfeição e uma brincadeira

Famosa por sucessos como a série Colin McRae e Grid, a produtora Codemasters licenciou a marca em 2008. Pois a primeira versão do jogo foi F1 2009. Aqui, o game serviu como um modelo para os jogos que viriam a seguir.

Apesar da falta de inovação em algumas temporadas, a nova franquia de F1 se consolidou no mercado. Assim, as últimas edições, por exemplo, são de uma perfeição invejável. Aliás, o jogo F1 2019, por sinal, está à venda no Magazine Luiza, parceira Km de Vantagens.

E, nesse espaço para a categoria máxima do automobilismo, rolou até mesmo uma corrida de kart com moldes futuristas. Portanto, F1 Race Stars, também da Codemasters, com um jeitão de Mario Kart, trouxe os ídolos da F1 para agradar em cheio à garotada.

Assim, com derrapagens, voltas rápidas, acertos e bandeiradas, construiu-se a história da F1 nos games. Que venham os próximos capítulos dessa paixão única pelo automobilismo.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar