Estadão

Entenda qual o lubrificante ideal para o seu carro

Que a troca de óleo é importante para o bom funcionamento do motor, não há dúvida. Mas é bom saber que não é qualquer tipo de óleo que pode ser utilizado, sob pena de prejudicar o funcionamento do propulsor do veículo. Então, trazemos algumas dicas para você fazer a escolha certa.

Na hora de trocar o óleo do motor de seu carro é necessário ficar atento para evitar cair em ciladas. Ou seja, escolher um óleo mais caro só porque algum “espertalhão” indicou. O ideal mesmo é optar por aquele que é mais recomendado para o carro que você possui, independentemente de preço. Por isso, confie apenas em empresas idôneas.

Tipos de lubrificante

Existem dois tipos principais de óleo básico: o mineral e o totalmente sintético. Os lubrificantes para motores chamados de “semissintéticos” ou “de tecnologia sintética” contêm uma mistura destes dois tipos.

Óleo Mineral

Os óleos minerais básicos vêm do petróleo bruto, que é processado em uma refinaria para separar as frações com propriedades de lubrificação úteis e remover os componentes indesejáveis, tais como as ceras.

Lubrificante Sintético

Já os sintéticos fornecem um desempenho melhorado porque se utilizam de um processo químico mais caro do que o utilizado na produção do óleo mineral. Por causa disto, fluem mais facilmente a temperaturas de partida, quando há maior desgaste. Além disso, são mais resistentes ao calor e podem ser protegidos mais facilmente por aditivos antioxidantes.

Viscosidade

A viscosidade é a propriedade mais importante dos óleos lubrificantes, podendo ser definida como a resistência ao escoamento que apresentam. No caso dos lubrificantes para motores, existe a classificação da SAE, sigla em inglês para Sociedade Americana de Engenheiros Automotivos. Quanto maior o número SAE, maior a viscosidade para o óleo suportar maiores temperaturas.

As outras duas especificações importantes a serem observadas são quanto ao desempenho do óleo, que aparecem junto às sigas API e ACEA. As siglas representam entidades internacionais responsáveis por avaliar os níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender. Nos Postos Ipiranga você consegue produtos de qualidade indicados por profissionais treinados para este tipo de serviço.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar